Nome da Atividade: Coelho sai da toca
Objetivo: Nunca ficar sem toca.
Idade indicada: A partir de 4 anos.
Descrição: Atividade consiste em ter menos tocas do que a quantidade de crianças. As crianças deverão sair e tentar encontrar uma nova toca.
Funcionamento: Verificar a quantidade de participantes da brincadeira. Fazer menos tocas do que a quantidade de crianças com algum material: giz de lousa, bambolê, etc. A diferença entre toca e crianças serão os participantes que ficará por rodado fora da toca. Primeiramente, todas as crianças começam a brincadeira fora das tocas. Quando o Monitor e/ou professor disser “Coelho entra na toca, 1, 2, 3 e já!”, cada criança deverá encontrar uma toca para si. A criança que não encontrar uma toca será responsável por começar a segunda parte da brincadeira dizendo “Coelho sai da toca” nesse momento todas as crianças devem troca de toca e ela encontrar uma toca. A criança que ficar fora de uma toca, continua esse processo.
Recursos Necessário: Giz, bambolê ou algum material para demarcar a toca.
Possibilidade de utilização: Essa atividade pode ser organizada em diversos ambientes, desde que tenha segurança para as crianças e espaço para correr.
Adaptações: Caso a quantidade de criança seja grande, podemos usar as próprias crianças como tocas em duplas de mãos dadas. É interessante que as crianças participem correndo entre as tocas dizendo “Coelho sai da toca” para que haja o entendimento de participação e não de derrota e vitória.
Enviadas Por: Raíssa Mattos Benatti de Andrade – 23 de maio de 2014