A Copa está aí, e dentre muitas coisas, na maioria delas, inevitáveis, estão por aí também os Álbuns de Figurinha da Copa.
Que tal, ao invés de proibir o uso dentro de sala, ou então, somente privar seu uso durante o intervalo, utilizar desse valioso e rico meio, o Álbum para trazer as crianças um espírito investigativo e curioso?
Fica a dica para algumas alternativas para o uso do Álbum de figurinhas da Copa. Com certeza, não são as únicas possibilidades, porém, espero que esse post instigue-os e traga ótimas experiências.
Compartilhe conosco suas experiências!
Dicas:
MATEMÁTICA
1. Familiarização com os algarismos e com o aspecto marcador e indicativo dos número;
2. Ampliar suas referências de sequência numérica para números maiores;
3. Perceber a constância na escrita dos algarismos;
4. Ter contato com a tabela numérica e a partir dela levantar hipóteses sobre sua construção.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1. Reconhecimento de letras e nomes a partir das letras e nomes conhecidos pelas crianças;
2. Perceber a escrita do nome dos seus jogadores favoritos;
3. Atentar-se ao uso de letras, não tão usadas no Português, como o W, Y;
4. Ampliar o vocabulário;
5. Narrar fatos em sequência temporal e causal de situações vividas em relação ao futebol.
NATUREZA E SOCIEDADE
1. Estimular a curiosidade pelo conhecimento da cultura de outros países;
2. Estabelecer semelhanças e diferenças entre os países;
3. Trabalhar o respeito ás diferenças e regras de convivência;
4. Conhecer a história da Copa do Mundo;
5. Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo (Álbuns e Tabelas realizadas em sala);
6. Incentivar a confecção de alguma outra Coleção, seja ela de figurinhas, tampinhas, elementos da natureza, etc e explorar o benefício do hábito de colecionar.;
7. Incentivar a socialização entre as crianças.
ARTES
1. Aprimorar o conhecimento das figuras geométricas a partir das bandeiras doa países;
2. Trabalhar com as cores das bandeiras e dos uniformes;
3. Produção de novas bandeira;
4. Perceber objetos, paisagens e o universo musical que fazem parte das diferentes culturas dos países;
5. Confeccionar bola de jornal, bola de meia para posteriormente serem utilizadas em Movimento.
MOVIMENTO
1. Conhecer a História do Futebol;
2. Investigar outros tipos de Campeonatos que acontecem no Mundo;
3. Realizar propostas em que explorem o manuseio da bola com os pés esteja em destaque, utilizando, dentre os materiais, os confeccionados em Artes;
4. Conhecer o papel de cada jogador em sua equipe;
5. Vivenciar e refletir sobre a importância do trabalho em equipe, jogadores, técnico, equipe de apoio, etc.
Dica de: Prof. Raíssa M. B. de Andrade
Coordenadora Pedagógica
Licere Lazer e Recreação