Crianças que brincam com os pais aprendem e se desenvolvem melhor

Crianças que brincam com os pais aprendem e se desenvolvem melhor

Todos sabem que brincar faz parte da rotina de toda criança. Sabe-se também que eles aprendem valores, princípios, ética e respeito através do lúdico, da imaginação e da observação. Para eles, este é um momento de muita concentração e crescimento. Mas, e se os pais também brincarem juntos com seus filhos?

Para Raíssa Mattos Benatti de Andrade, coordenadora pedagógica do Grupo Licere, em Campinas, relata que “as crianças, mais do que por palavras, aprendem através do exemplo. Para elas, é importante ver os pais em ação, não somente para aprender a respeito da brincadeira em si, mas para ter em quem se espelhar.”

Ainda, ao ser questionada de que forma esse entrosamento entre pais e filhos, em alguns momentos do dia, poderá favorecer a relação entre eles, Raíssa relembra que “gosta muito do livro de Gary Chapman que fala sobre as “Cinco linguagens do amor”. As cinco linguagens do amor apresentadas são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. E segundo o autor, todo indivíduo desde criança, inclusive, possui uma ou mais dessas linguagens latentes. Perceba que através do brincar junto à criança é possível abranger todas essas linguagens! Isso é realmente incrível.”

Para Debora e David Portugal, pais de Guilherme, a brincadeira é um momento muito importante. Porque é através dela que consegue passar conhecimento sobre ética e criar um vínculo afetivo eterno. Para Debora, “a confiança é a maior conquista entre as brincadeiras. O filho vê seus pais como melhores amigos, pessoas que poderão contar para o resto da vida. Quando brincamos juntos (os três) é uma satisfação inexplicável! Guilherme fica tão feliz e diz de forma espontânea o quanto nos ama. Isso literalmente não tem preço.”

Raíssa, do Grupo Licere, conta que quando alguns pais vêm até a empresa em busca de recreação para a festa dos filhos, muitos não sabem quais brincadeiras, jogos e atividades são as preferidas do aniversariante. Ela conta que eles recebem um formulário e, que nem sempre, sabem responder quais atividades escolher de acordo com o perfil da criança. “Dessa forma, contribuímos estimulando pais e filhos a conversarem a respeito. Nosso objetivo e desejo é oferecer o que há de melhor diante da expectativa da família, pais e filhos. Para isso, organizamos um portfólio de brincadeiras que é acessível não somente pelas equipes de recreação, mas também pelas famílias, estimulando o conhecimento por novos jogos e brincadeiras.”

Assim, o lembrete de Debora e sua família segue como um dos mais urgentes hoje em dia: “Não percam as oportunidades de brincar com seu filho ou filha sempre que der. Não somos pais perfeitos, mas estabelecemos uma regra que tem nos ajudado a dar prioridade ao nosso filho no horário de brincar. Não usamos celular durante esse tempo. Parece bobagem, mas para ele faz toda diferença. São poucos minutos ou uma horinha por dia talvez que ele tem seus pais SÓ PARA ELE!

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