O DIA DAS CRIANÇAS

O DIA DAS CRIANÇAS

Quando chega o dia das crianças, é uma loucura, a preparação para esse dia é corrida, todos que trabalham com crianças querem fazer algo por elas. Escolas preparam uma programação legal, diferente do ano todo, contratam empresas de recreação, levam brinquedos infláveis, fazem brincadeiras com água, algodão doce, pipoca, que delicia, tudo muito gostoso. Condomínios organizam a maior festa, trazem atrações legais, convidam amigos, vira a maior festa, tudo muito gostoso.

Mas estava pensando, o que fazemos por elas em todos os outros 364 dias do ano?

A ideia não é condenar atividades especiais, mas refletir sobre todos os outros momentos que estamos com as crianças durante o ano, será que fazemos deles dias especiais também?

Minha filha tem me ensinado bastante sobre isso, não basta fazer algo mirabolante uma vez no ano com ela, uma viagem sensacional, ou um presente fantástico, ela quer o meu tempo, ela precisa do meu tempo, ela precisa da minha atenção, do meu sorriso.

Quantas não são as vezes que passamos o dia atento as necessidades do cotidiano, que obviamente são importantes e não dedicamos tempo aos nossos filhos?

No último sábado, fui pai em tempo integral, rss (mãe é sempre mãe em tempo integral, mas pai, fala sério, eu pelo menos não sou). A Rá, minha esposa, teve um congresso e fiquei o dia todo com a pequena Hadassa. Foi um dia incrível, eu fiquei mais cansado do que ela, com seus 4 anos cheios de alegria e energia. E olha que ela nem deu aquela dormidinha depois do almoço.

Mas uma coisa que fizemos foi simplesmente sensacional. Fizemos uma lista do que queríamos fazer durante o sábado, a lista estava enorme, mas era possível, eu achava. Era uma lista simples, uma das coisas que minha filha queria era assistir um filminho comigo, só isso. Outra coisa que estava na lista era procurar casquinhas de cigarra, foi legal, infelizmente não achamos as casquinhas, mas achamos cigarras vivas e mortas, é verdade, e foi bem legal, falamos sobre animais, brincamos e fizemos muitas outras coisas da lista.

Não conseguimos terminar a lista, faltaram 2 coisas, brincar de massinha e brincar de polly, mas tudo bem, a lista estava grande, só fui perceber no final do dia, a Rá sabia desde o começo, com certeza, rss

Enfim, o que aprendo com o dia das crianças?

Elas precisam do meu tempo, do meu olhar, do meu sorriso. Do nosso tempo, do nosso olhar, do nosso sorriso. Que você tenha um dia das crianças muito gostoso, diferente de todos os outros dias, cheio de atividades, mas que no dia seguinte, você esteja pronto para voltar ao normal, com tempo, sorriso e alegria em estar com seu filho ou sua filha.

Pra você que trabalha com crianças, quando acordar, lembre-se que essa criança precisa de atenção, de carinho, além de todas as outras coisas que já sabemos que elas precisam.

 

Um grande abraço e fique com Deus

André
Pai da Hadassa e esposo da Raíssa